No município de Tracunhaém, conhecido como o berço da cerâmica figurativa em Pernambuco, o trabalho das artesãs Regilene de Souza Tibúrcio (Leninha) e Grecylene Mascarenhas se destaca pela sensibilidade, inovação e respeito à tradição. Juntas, elas assinam as peças da marca Leny’s Artes em Barro, que vem ganhando reconhecimento em feiras, galerias e coleções particulares pelo Brasil.

Leninha aprendeu a modelar o barro ainda criança, ajudando os pais na produção de peças utilitárias em uma olaria familiar. O barro era o seu cotidiano, mas também sua linguagem silenciosa — uma forma de conexão com suas raízes e histórias. Com o tempo, passou a desenvolver peças próprias, apostando na criação autoral como forma de sustento e expressão artística.

A chegada de Grecylene à cidade trouxe um novo olhar à produção de Leninha. Encantada com a cerâmica, Grecylene começou auxiliando nos processos, mas rapidamente assumiu também um papel criativo. O encontro das duas mulheres gerou uma parceria sólida, e juntas passaram a desenvolver peças que unem o domínio técnico da tradição com uma leitura contemporânea do artesanato.

O repertório da Leny’s é vasto e simbólico. Entre suas criações estão santas, mulheres com turbantes, cabeças expressivas, orixás, anjos e animais, todos moldados com riqueza de detalhes e carregados de significados. As figuras femininas são um destaque à parte — com semblantes serenos ou altivos, transmitem força, espiritualidade e beleza ancestral. Muitas de suas peças trazem elementos simbólicos como flores, tranças, asas e adornos, refletindo um imaginário afetuoso e profundamente enraizado na cultura popular nordestina.

Cada obra é feita manualmente com barro da região, utilizando técnicas tradicionais como a modelagem direta, secagem natural e queima em forno a lenha. A preocupação estética está presente em todas as etapas, do acabamento às cores, que variam entre o terracota, o branco e tons terrosos suaves.

A arte das Leny’s é, acima de tudo, uma celebração da identidade feminina e da cultura popular. Suas peças comunicam sentimento, pertencimento e beleza — e ajudam a manter viva a tradição cerâmica de Tracunhaém enquanto apontam para novos caminhos criativos.

 

Referências: